Avançar para o conteúdo

Sobre

O iSafety é um sistema inteligente que contribuirá para a diminuição de acidentes de trabalho, para uma redução e maior controlo dos riscos, para uma maior prevenção das doenças relacionadas com o trabalho, nomeadamente as lesões músculo-esqueléticas, e eficiência do sistema de gestão interno da Saúde e Segurança do setor de retalho. Insere-se assim numa política de zero acidentes e de bem-estar, promovendo uma cultura preventiva e sustentável em relação a todos os intervenientes.  

Este sistema inovador será suportado por ferramentas de ICT combinadas com estratégias estatísticas, análise de dados e algoritmos de machine learning para a identificação precoce de situações com potencial risco de acidente. O sistema integra variáveis locais da empresa em estudo, a SONAE MC, bem como variáveis globais com elevada correlação com as variáveis locais. Estas serão generalizadas de forma que sejam completamente compatíveis com a realidade geral do setor do retalho. 

O iSafety articular-se-á com os sistemas de informação já existentes na empresa em estudo, SONAE MC, que servirão de base para a elaboração do modelo de previsão. Esta ferramenta fornecerá um conjunto de alertas a determinados elementos da SONAE MC, nomeadamente à equipa Saúde e Segurança no Trabalho e gestores de unidades, identificando situações de elevado risco de acidente.

Estrutura do projeto

Atividade 1

Estudos preliminares e especificações técnicas.

Atividade 2

Conceção do modelo de previsão.

Atividade 3

Desenvolvimento do protótipo em ambiente controlado.

Atividade 4

Teste e validação em ambiente relevante.

Atividade 5

Disseminação, comunicação e exploração de resultados.

promotores do projeto

O CoLAB MORE, sendo um laboratório colaborativo, é uma organização privada sem fins lucrativos, resultante de um consórcio de unidades de investigação, laboratórios associados, instituições de ensino superior, centros de tecnologia, empresas e instituições intermediárias e de interface.  

Tem como principal objetivo a definição e implementação de uma agenda de investigação e inovação no contexto de montanha que visa a criação de valor económico e social, aproximando instituições científicas e académicas, em estreita colaboração com atores económicos, sociais e culturais. Adicionalmente, visa atrair e criar empregos qualificados, capacitando a região com novas competências e iniciativas empreendedoras.  

As suas principais áreas de intervenção são: agricultura sustentável e produção florestal; alimentos e materiais de base biológica; clima, meio ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas; produção industrial e energética eficiente, limpa e segura; saúde, bem-estar e mudanças demográficas; e património cultural e turismo de montanha.  

Assim, o CoLAB MORE visa diversificar, estimular e coordenar respostas às necessidades identificadas e aos desafios específicos elencados para as áreas montanhosas do Mediterrâneo, com base em conhecimentos tecnológicos e científicos avançados, nomeadamente através do desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para melhorar a produção e capitalização de bens naturais e produtos de base biológica, abordando as temáticas em causa de forma holística e integradora. O CoLAB MORE contribui de forma decisiva para mitigar uma falha de mercado que tem inibido a intensificação da incorporação de conhecimento de apoio ao desenvolvimento de processos que promovam a inovação no tecido empresarial, em particular no que respeita aos fatores críticos de competitividade.   

A sua equipa multidisciplinar, o conceito de colaboração e o compromisso de vários stakeholders científicos, tecnológicos e empresariais permitem criar, articular e gerir com sucesso projetos de investigação e desenvolvimento individuais e em consórcios nacionais e internacionais.   

A Sonae MC – Serviços Partilhados, SA atua na prestação de serviços de consultadoria e gestão de projetos, fundamentalmente às empresas do grupo SONAE.  Entre os diversos serviços oferecidos pela Sonae MC Serviços-partilhados é possível destacar: serviços de gestão e administração, serviços administrativos e contabilísticos, serviços de auditoria interna, serviços de apoio à gestão de risco, serviços de assessoria jurídica e governo societário, serviços de gestão financeira e de tesouraria, serviços de assessoria fiscal, serviços legais, serviços de planeamento e controlo de gestão, serviços de gestão de recursos humanos, serviços de segurança e saúde no trabalho, serviços de relações institucionais, marca e comunicação, serviços de relação com investidores e serviços de gestão de sistemas de informação.  

A Sonae MC Serviços Partilhados, SA desempenha, assim, um papel crítico para o sucesso e prossecução das orientações estratégicas de toda a área de retalho, nomeadamente no desenvolvimento de ações e projetos de investigação e desenvolvimento críticos para o sucesso da organização como um todo. Fruto da sua intensa atividade de investigação, desenvolvimento e inovação e dos resultados alcançados, a Empresa tem recebido várias nomeações e prémios, nomeadamente os 11 prémios de excelência em Inovação arrecadados desde 2010. É importante referir 1 menção honrosa e 5 nomeações nos World Retail Awards desde 2010.  

 A Direção de Segurança no Trabalho da SONAE MC – Serviços Partilhados, SA, insere-se dentro da unidade estratégica de suporte, a Direção de Recursos Humanos e presta serviços de Segurança no trabalho, consultadoria e gestão de projetos a um conjunto de empresas do universo da SONAE MC. É composta por 1 Diretor de Segurança, 19 Técnicos Superiores de Segurança e 1 Apoio Administrativo.    

Em 2018 foi criado o centro de competências, que tem como missão auxiliar a direção na tomada de decisões estratégicas, dinamizar a geração/incubação e implementação de ideias, gerir e implementar projetos, desenvolver e trabalhar planos de comunicação, monitorizar e desenvolver indicadores de gestão, entre outros objetivos.  

Fruto do seu trabalho, a Direção de Saúde e Segurança, tem recebido várias nomeações e prémios, nomeadamente  

  • Em 2007, o Continente de Cascais da SONAE MC alcançou o estatuto de primeiro hipermercado nacional certificado em Segurança e Saúde no Trabalho pelas normas OHSAS 18001/NP 4397.   
  • Em 2009, 1 menção honrosa, prémio European Good Practice Awards 2008-2009, prémio da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho   
  • Em 2011, foi distinguida com o prémio European Good Practice Awards 2010-2011  
  • Em 2013, foi distinguida com o prémio European Good Practice Awards 2012-2013  

prémios da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho que distinguem as melhores práticas em matéria de segurança e saúde nas organizações. A distinção resultou do conjunto de boas práticas seguidas pela SONAE MC, nomeadamente das ações continuadas com o objetivo de reduzir o risco de acidente e prevenção das doenças relacionadas com o trabalho.  

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB, www.ipb.pt) é uma instituição pública de ensino superior que tem por missão a criação, transmissão e difusão do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional, através da articulação do ensino, da investigação aplicada e do desenvolvimento experimental. O IPB é constituído por cinco Escolas e 8000 estudantes, abrangendo uma vasta área do conhecimento e da tecnologia. Em 37 anos, o IPB formou mais de trinta mil diplomados, assumindo-se como agente fundamental para o desenvolvimento regional e nacional e para a descentralização e democratização do acesso ao ensino superior. A nível internacional, o IPB destaca-se pela multiculturalidade da sua comunidade académica, com 33% de estudantes de nacionalidade não-portuguesa, e pelo seu projeto de mobilidade, onde 25% dos seus diplomados concretizaram uma experiência de mobilidade internacional durante a sua formação, já acima do objetivo da União Europeia para 2020 (20%). O IPB integra a rede europeia de universidades de ciências aplicadas e o sistema nacional de ciência e tecnologia, através da existência de unidades próprias de I&D, nomeadamente, o CIMO (Centro de Investigação de Montanha), o CeDRI (Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente), a UNIAG (Unidade de Investigação Aplicada em Gestão), o CIEB (Centro de Investigação em Educação Básica), para além de um polo do CIDESD (Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano). O IPB possui indicadores de impacto e de excelência da sua produção científica e investigação aplicada, nomeadamente no U-Multirank, Scimago Institutions Rankings e Shanghai Ranking. O IPB é membro fundador do Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia-EcoPark, um espaço privilegiado de incubação de empresas de base tecnológica, e membro associado do Laboratório Colaborativo MORE para a implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.  

Associado ao IPB encontra-se o CEDRI – Research Centre in Digitalization and Intelligent Robotics (O Centro de Pesquisa em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI). O CeDRI é uma unidade de investigação interdisciplinar que agrupa investigadores das áreas de Eletrónica, Ciência da Computação e Matemática. As atividades de investigação do CeDRI visam desenvolver conhecimentos e aplicações científicas em sistemas tecnológicos com alto impacto na indústria, promovendo a competitividade do sistema socioeconómico, com foco especial em regiões de baixa densidade populacional e económica, caracterizadas por PMEs que combinam um sistema industrial de pequena escala e onde sua competitividade é fortemente afetada pelas dificuldades de acesso à inovação industrial. A missão do CeDRI é contribuir para o desenvolvimento, aplicação e transferência de conhecimentos científicos relacionados à robótica, sistemas inteligentes e tecnologias de informação e comunicação, no âmbito da digitalização e automação de sistemas industriais, fortalecendo o sistema científico e tecnológico. Em 2019 obteve a avaliação de EXCELENTE pela Fundação da Ciência e para a Tecnologia.